PNUD reforça capacidades aos membros das organizações da sociedade civil

Ricardo Gudinho Lopes, Conselheiro técnico da plataforma e-budget

Por: Ussumane Baldé

Programas das Nações Unidas para o desenvolvimento PNUD inicou esta quarta-feira, 17-11-2021, a capacitação aos membros das organizações da sociedade civil em matéria de orçamento via online.

O ato contou com a presença do presidente do tribunal de contas, união europeia e PNUD,estes que mostraram satisfeito com iniciativa da e-budget.

Em representação do PNUD,José Gabriel vitória, garantiu que, com esta formação, os membros dirigentes das organizações da sociedade civil vão poder perceber mais sobre gestão das coisas públicas no país e como se executa o orçamento geral do estado.

Por sua vez, Chefe da cooperação da união europeia,Simona Schlede, mostrou-se satisfeita com aderência das organizações pertencentes a sociedade civil, garantindo que próxima reunião dos coordenadores nacionais e regionais será realizada em Bissau.

“Esperamos que vão ter mais noção de analisar os documentos, diálogo e acampamento da execução do orçamento geral do país,e na próxima reunião dos coordenadores nacionais e regionais que irá decorrer nos dias 24 a 25 do corrente mês,para podermos debater o próximo ciclo da cooperação dos países da CPLP/TL 2021/27”

Por fim, O conselheiro técnico da plataforma, Ricardo Gudinho Lopes, Realçou a importância desta capacitação dos jovens face a mudanças de má gestão nas instituições públicas.

“Essa capacitação da plataforma digital online, permite às organizações da sociedade civil, direção do orçamento do estado da Guiné-Bissau e ministério das Finanças, de capacitar os jovens no instrumento da gestão da plataforma”, prosseguindo que o empreedemento irá permitir buscar informações que existe sobre o orçamento do estado e a sua execução e relatórios das execuções orçamental e contas geral do estado,supilifica-los e apresentá-los ao público num portal em que a informação sobre receitas e despesas seguindo assim in-time as execuçõe e aplicabilidade do OGE.

O seminário de reforço da capacidade que iniciou hoje vai decorrer até 26 de Novembro.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: