Plan Internacional: terminou em Gabu atelier de formação aos jornalistas

Terminou ontem 03/12/2020, em Gabu atelier de capacitação dos jornalistas que teve a duração de dois dias (2/3), promovida pela Plan Internacional Guiné-Bissau.

O objectivo de atelier, é formar os jornalistas nas temáticas que atuam em diversos domínios na sociedade. O primeiro dia de formação tiveram as seguintes temáticas:
• Prevenção de Covid-19
• O que é à Plan Internacional (atividades realizadas pela Plan Internacional no quadro de prevenção Covid-19)
• Políticas de Shea
• Problemática de violência baseada no género (VBG)
• Consequências de Casamento infantil

O último dia de atelier terminou com uma visita Chefiada pela Representante da Plan Internacional na Guiné-Bissau, dos formandos e formadores à secção de Dara.
Secção de Dara fica situado à 12k de Sector de Gabu, tem mais de 3 mil habitantes.

Uma das comunidades de sector de Gabu, que à Plan Internacional apoia em vários domínios, um desses apoios está plasmado na escola comunitária de Dara que conta com 485 alunos de ensino básico e 75 crianças de jardim construída pela Plan Internacional para as crianças da comunidade ter acesso ão ensino e aprendizagem de qualidade.

Régulo de secção de Dara Saine Embalo disse que: As crianças da sua aldeia antes não iam a escola porque Dara não tinha escola, coriam nas ruas da aldeia o dia inteiro, sem ir à escola, mais graças a Plan Internacional com construção da escola as crianças mudaram positivamente por completo.

Embalo ainda salientou que no início foi difícil para as crianças integrar a escola, mais com tempo tudo mudou para melhor, pois agora mesmo que uma criança estiver enfebrecida reclama para ir à escola e isso é muito bom.

A educadora chefe de jardim comunitária de Dara Anicete Rebelo Barbosa disse que: A Plan Internacional tem feito trabalhos extraordinários pela secção de Dara, Barbosa ainda enalteceu a importância de ensino aprendizagem na vida das crianças de Dara.

Anicete aproveitou ocasião para apelar à Plan por uma reciclagem para os professores e educadores de infância, para renovar o conhecimento e melhorar o aprendizado dos alunos.

Representante da Plan Internacional na Guiné-Bissau, Antoinette Chibi disse que: É satisfatório enxergar a escola com as decoração apropriada para aprendizado das crianças de Dara, mais não porque tem logotipo da Plan.

Essas testemunhas das mudanças na vidas das crianças só foi possível porque a comunidade de Dara recebeu e aceitou a Plan na secção de Dara, juntos vamos continuar a trabalhar para o bem estar da comunidade em particular das Meninas.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x