Plan Internacional Guiné-Bissau lança projecto Girls Out Loud (NHA FALA/NÓ FALA)

O Plan Internacional Guiné-Bissau, procedeu esta sexta-feira 14 de Agosto de 2020 ao lançamento do Projecto Girls Out Loud (NHA FALA /NÓ FALA). O ato teve lugar na Assembleia Nacional Popular contou com a presença de 79 meninas vindas de todo o país.

Ao presidir a cerimónia de abertura, Salomé Allotche, Membro da Comissão Especializada Permanente para Assuntos da Mulher e Criança da Assembleia Nacional Popular, reconheceu que as barreiras sociais, económicas, políticos e éticas têm impedido as meninas de ter um papel ativo no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau “.

Não obstante, de acordo Salomé as jovens raparigas guineenses têm ” lutado incessantemente ” para a sua afirmação na sociedade e a sua participação em todo o processo de desenvolvimento socioeconómico do país. Reiterando toda disponibilidade da ANP, em colaborar com o Plan Internacional na afirmação e participação dos jovens e adolescentes na construção da paz e afirmação da Guiné-Bissau.  

O referido projecto é uma iniciativa do Plan Internacional cujo inicio teve lugar na Colômbia em 2017, com objectivo de permitir que as meninas superam as dificuldades de falar abertamente com os pais sobre a sexualidade, violência baseado no género uma vez que na altura o assunto é tido como um tabu.

Falando no ato, Marília Lima em representação da Plan Internacional na Guiné-Bissau, afirmou que um dos objectivos da Plan Internacional é garantir que todas as meninas tenham oportunidades de ter acesso a educação inclusiva e de qualidade, crescer num ambiente favorável e seguro, ter oportunidade de liderar de decidir sobre as suas vidas.

” Um dos Objectivos principal de Plan Internacional é assegurar que todas as crianças, meninas em particular as deficientes tenham acesso aos seus direitos. Nos engajamos muito na luta contra violências baseada no género, casamento infantil, mutilação genital feminina “.     

Para a Moderadora do projecto na Guiné-Bissau Lizidoria Mendes, Projecto visa criar um espaço privado On Line, na qual, as meninas vão ter oportunidade de falar sobre os assuntos que lhes dizem respeito nomeadamente Saúde Sexual Reprodutiva, Casamento Infantil, Violência Baseado no Género e Gravidez Precoce.

Durante o dia de hoje as 79 meninas seleccionadas vão debater temas como política e proteção da criança e política de proteção e segurança do facebook.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x