Plan Internacional: comunicado a imprensa


Dia 8 de Setembro de 2020
A Plan International é uma organização humanitária e de desenvolvimento não
governamental e sem fins lucrativos, que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no poder e potencial de todas as crianças, mas sabemos que muitas vezes isso é reprimido pela pobreza, violência, exclusão e discriminação.
E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com crianças, jovens, e uma rede de parceiros, lutamos por um mundo justo e enfrentamos as causas dos desafios enfrentados pelas meninas e pelas crianças em situação vulnerável.
Fomos informados que pessoas mal intencionadas têm se passado por funcionários da Plan e usado o nome da Plan International para fazer cobranças indevidas às populações com promessas de serviços hipotéticos. Gostaríamos de lembrar que Plan International não está nem de perto, nem de longe associado a estas ações, que mancham a sua imagem e gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para informar ao público em geral que devido à natureza humanitária das intervenções da Plan International, nenhum dos serviços que presta deve ser cobrado aos beneficiários.
Apelamos à vigilância de todos e solicitamos que qualquer pessoa abordada em nome da
Plan International para fazer um pagamento por qualquer serviço, denuncie imediatamente este ato junto das autoridades competentes da Guiné-Bissau, no escritório da Plan em Bafatá ou na Sede Nacional em Bissau.
Agradecemos desde já a colaboração das autoridades competentes, no sentido de
encetarem mecanismos que permitam descobrir e punir os perpetradores dos atos que lhes serão sinalados, isto no respeito das leis vigentes no país.
Plan International, para um mundo justo que promova os direitos das crianças.