Plagio: Fally Ipupa condenado pela justiça congolesa

O cantor congolês, Fally Ipupa, é mais uma vez a conversa nas mídias depois de ter sido condenado pela justiça do seu país a pagar danos de 50.000 dólares a um dos seus decanos na música.

Fally Ipupa, condenado por plágio!

A celebridade congolesa Faustin N’Simba Fally, mais conhecida como Fally Ipupa, é acusada de plagiar uma das canções de Dénis Sadiki Mukandilwa, um dos seus anciãos na música. Este último acusou a estrela internacional de ter copiado o seu trabalho áudio “Lokuta monene” sem ter obtido a sua autorização prévia.

De facto, no álbum intitulado “Power”, que revelou em Abril de 2013, Fally Ipupa imitou em substância a canção composta, há cerca de quarenta anos, para a glória mítica do Presidente congolês, Marechal Mobutu Sese Seko Kuku Ngbendu wa Za Banga. Tendo-o descoberto recentemente, o velho artista Dénis Mukandilwa – que vive em Kimwenze-Gare, na comuna de Mont-Ngafula, e que tem dificuldade em prover às suas necessidades básicas – viu uma oportunidade favorável para ganhar algum dinheiro.

A fim de alcançar os seus objectivos, primeiro contactou Fally Ipupa para tentar encontrar um terreno comum. Mas esta tentativa rapidamente se revelou infrutífera. Isto é o que vários relatórios da imprensa congolesa revelam. É então que os advogados do autor de “Lokuta monene” apreenderam, no final de 2020, a justiça do Congo para fazer valer os direitos de autor do seu cliente.

Mas é apenas a 5 de Maio de 2021 que o julgamento poderá finalmente ter lugar no Tribunal de Recurso de Kinshasa/Gombe. No final do julgamento, Fally Ipupa foi condenada a pagar uma soma de 50.000 dólares à velha raposa da música congolesa, Dénis Sadiki Mukandilwa, por ter explorado uma das suas produções de forma ilícita e para fins comerciais.

Não satisfeito com a decisão do tribunal, a defesa do homem que se intitula a Águia Real interpôs imediatamente um recurso. O tribunal decidirá sobre o assunto no dia 20 de Maio.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x