PGR CONSIDERA DE GRAVE O ESTADO FÍSICO DO CENTRO PRISIONAL DE BANDIM


O Procurador-geral da Republica da Guiné-Bissau, Fernando Gomes considerou esta sexta-feira 23 de Outubro de 2020 de ” grave ” a condição do estado físico do Centro Prisional de Bandim, em Bissau.
Considerações feitas depois de ter visitado o Centro Prisional de Bandim, em Bissau com o objetivo de constatar in-loco o real situação em que se encontro os reclusos. Depois de percorrer todas as dependências do centro Fernando Gomes disse ter constatado que alguns detidos estão ” muito doentes, contudo, afirma que mesmos já tiveram tratamento médico.
” É de lamentar o estado físico em que se encontram os detidos. Há uma cela de 3,5 metros de cumprimento e largura com 12 pessoas que dormem no chão sem ventilação e luz elétrica”. Lamentou para de seguida afirmar que alguns detidos estão ” muito doentes”, por isso, vamos fazer diligências necessárias para resolve-las caso a caso”.
Fernando Gomes
Aos jornalistas, o número um do Ministério Público guineense disse ter constatado ainda que, tem indivíduos detidos no referido centro com mais de dois anos, o que segundo ele, viola o tempo estipulado para a prisão preventiva.


” Temos indivíduos que já se encontra fora do tempo estipulado para a prisão preventiva, ou seja, uma ou dois anos. Temos que trabalhar com os magistrados para dar uma certa celeridade dos processos”.
” Se é verdade que cometeram algum delito e por isso estão aqui, também não é menos verdade que os magistrados devem atuar para o cumprimento da lei ” Defendeu
Questionado sobre a necessidade de melhorar ou construir um novo estabelecimento prisional de raiz com condições necessárias, o PGR salienta que, o projecto está na agenda de prioridade das atuais autoridades guineenses.
” Eu creio que há de se fazer uma coisa para a melhoria de situação dos centros prisionais de país” Concluiu