Pescas: Repouso biológico é extremamente importante para vida futura dos recursos pesqueiros.

O Ministro das Pescas da Guiné-Bissau defendeu esta quinta-feira 29 de Outubro de 2020 que a iniciativa de implementar o período de repouso biológico nas águas da Guiné-Bissau é ” extremamente importante ” para a vida futura dos recursos pesqueiros do país.

Malam Sambú fez estas declarações a margem da audiência hoje com o Embaixador de Reino da Espanha na Guiné-Bissau. Na ocasião, o titular da pasta das Pescas sublinhou que, apesar da proposta ainda estar em estado de análise pelo elenco governamental para a sua consequente aprovação, estaconfiante na aplicabilidade da ideia, uma vez que, terá impactos positivos para o país.

” Temos que permitir que haja uma reprodução segura dos recursos pesqueiros. Disse para de seguida assegurar que é uma decisão aplaudida não só pela nossa instituição mas também por todos os parceiros envolvidos no domínio pesqueiro. Por isso não vejo o motivo de não o aplicar” Asseverou

No passado dia 12 de Agosto a direção do Centro de Investigação de Pesca Aplicada CIPA, promoveu uma sessão de sensibilização dos atores ligados ao setor pesqueiro nomeadamente armadores, pescadores, parceiros internacionais e mulheres vendedeiras do pescado, sobre a necessidade e vantagens de estabelecer no inicio de Janeiro de 2020 o repouso biológico nas aguas de Guiné-Bissau, permitindo uma maior reprodução de diferentes espécies.

entrevista ‘passado’ sobre as vantagens de deixar os recursos de mar repousarem

Aos jornalistas, Malam Sambú disse ter abordado com o diplomata Espanhol assuntos ligados a intercâmbio sobre a necessidade fazer formações dos quadros técnicos nacionais.

Para o embaixador do Reino de Espanha em Bissau, Marcos Rodrigues Cantero, o encontro visa relançar o protocolo de pesca com a união europeia e desenvolver nos próximos tempos projectos de cooperação nomeadamente ateliê e workshops com vista a melhorar práticas de observação, promoção da pesca sustentável e Proteção dos recursos haliêuticos do país.

A ocasião, serviu também para convidar o Ministro Malam Sambú a participar na conferência técnica internacional da pesca sustentável da África ocidental que realiza no em Laspalmas (Espanha) nos dias 26 a 27 de Novembro do ano em curso, disse Marcos Rodrigues Cantero.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x