Pesca: 400 toneladas de pescado para o consumidor guineense garante o ministério

O Governo através do Ministério das Pescas já dispõe mais de 400 toneladas de pescado de qualidade para o abastecimento do mercado interno à um preço acessível.

Em declarações à imprensa no acto da recepção dos referidos pescados, o Director- geral da Pesca Indústrial disse que o gesto se enquadra no programa do Governo para o sector das pescas.

Augusto Cabí afirmou que o Governo entende que o país não pode dispor de recursos haliêuticos em abundância e a sua população não estar a beneficiar dos pescados para o seu consumo.

“Foi nesta perspectiva que o Ministro das Pescas Capitão de Fragata MARIO SIANO FAMBE solicitou à todos os agenciadores e empresas que pescam nas nossas águas territoriais para abastecerem o mercado interno”, disse.

O Director-geral da Pesca Industrial sublinhou que as mulheres vendedeiras, se deslocam até ao Senegal para comprar peixes para depois revender aqui no país, facto que motiva o aumento do preço de peixe no mercado interno.

Aquele responsável disse que é inadmissível que os armadores continuassem a pescar nas águas territoriais do país mas a desembarcar peixes no Senegal em detrimento do mercado interno.

Disse que o Governo, para inverter a situação, ordenou à todos os armadores e as empresas que pescam no país para passarem a disponibilizar parte do seu pescado para abastecimento do consumo interno, à um preço acessível.

Augusto Cabi frisou que os 400 toneladas hoje recebidos constituem a primeira tranche, acrescentando que outros carregamentos virão brevemente e serão distribuidos para todas as regiões do país, onde existem infraestruturas de pesca.


Perguntado sobre o prazo de quinze dias dado em meados de Maio, às empresas que têm dívidas de abastecimento do mercado interno com o pescado para regularizarem a sua situação, Augusto Cabi reafirmou que a referido prazo é para cumprir, caso contrário o navio do infractor será apreendido.

Afirmou contudo que as empresas para as quais se dirigiu o referido ultimato já estão a cumprir paulatinamente, acrecentando que a título de exemplo, as 400 toneladas de peixeshoje entregues é o cumprimento desse ultimato.

Fonte: Fb ministerio

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: