Perfil de Joe Biden: pela Terceira vez Casa Branca dirigida por ‘classe media Joe’

Esta eleição foi o culminar da terceira proposta do antigo Vice-Presidente dos EUA Joe Biden para a Casa Branca.

Mas ao contrário de tentativas anteriores em 1987 e 2008, ele entrou na corrida para a nomeação democrata como o primeiro candidato de facto, o mais conhecido no terreno.

O jovem de 77 anos de idade sofreu retrocessos precoces nas primárias do Iowa caucuses e New Hampshire, mas tomou o controlo do concurso com uma série de sucessos na Super Terça-feira, quando 14 estados votaram na nomeação.

O estilo de campanha eleitoral mais baixo do Sr. Biden contrastou com os comícios maiores do Presidente Donald Trump, uma vez que o democrata se retratou como mais responsável na observação das medidas do coronavírus.

Embora o ex-Presidente Barack Obama o tenha chamado “o melhor vice-presidente que a América alguma vez teve”, o historial de quatro décadas de mandato público do Sr. Biden foi atacado. Então, quem é Joe Biden e como chegou ele a este ponto de se tornar presidente eleito?

Os seus oito anos na Casa Branca de Obama – onde frequentemente compareceu ao lado do presidente – permitiram ao Sr. Biden reivindicar muito do legado do Sr. Obama, incluindo a aprovação da Lei dos Cuidados Acessíveis, bem como o pacote de estímulos e reformas decretadas em resposta à crise financeira.

Como membro de longa data de Washington, o Sr. Biden tinha sólidas credenciais em matéria de negócios estrangeiros, e ajudou a equilibrar a falta comparativa de experiência executiva do Sr. Obama.

O chamado “Joe da Classe Média” foi também trazido a bordo para ajudar a cortejar os eleitores brancos de colarinho azul que se tinham revelado um grupo difícil de conquistar para o Sr. Obama.

Ele fez manchetes em 2012 ao dizer que estava “absolutamente confortável” com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, comentários que foram vistos como subestimando o presidente, que ainda não tinha dado um apoio total à política. O Sr. Obama acabou por o fazer, poucos dias depois do Sr. Biden.

O senador de seis mandatos do Delaware foi eleito pela primeira vez em 1972. Candidatou-se à presidência em 1988, mas retirou-se após ter admitido plagiar um discurso do então líder do Partido Trabalhista Britânico, Neil Kinnock.

A sua longa permanência na capital do país tem dado aos críticos amplo material para ataques.

No início da sua carreira, tomou o partido de segregacionistas do sul em oposição ao autocarro escolar ordenado pelo tribunal para integrar racialmente as escolas públicas.

E, como presidente da Comissão Judiciária do Senado em 1991, supervisionou as audiências de confirmação do Supremo Tribunal de Clarence Thomas e tem sido severamente criticado pela forma como lidou com as alegações de Anita Hill de que ela foi sexualmente assediada pelo nomeado.

O registo fez do vice-presidente moderado do Sr. Obama um ajuste por vezes desconfortável para o Partido Democrata moderno.

Perder entes queridos
A vida do Sr. Biden tem sido perseguida por uma tragédia pessoal.

Em 1972, pouco depois de ter ganho a sua primeira corrida ao Senado, perdeu a sua primeira mulher, Neilia, e a sua filha bebé, Naomi, num acidente de viação. Famosamente fez o juramento de posse para o seu primeiro mandato no Senado a partir do quarto de hospital dos seus filhos mais novos Beau e Hunter, que sobreviveram ambos ao acidente.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x