Parlamento infantil pede um investimento serio em educação e saúde

Por: Cintia Ross Dayves

Em parceria com a UNICEF, o Movimento Nacional de Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento valida 25.02.22 sexta-feira a proposta de atualização da lei do enquadramento orçamental com vista a submeter a ANP.

Segundo o Presidente de M.N.S.C Fodé Carámba Sanhá “é necessário elaboração, de uma proposta que deve ser apresentado a ANP no sentido de permitir que o orçamento geral do estado e a sua elaboração se torne um orçamento aberto e participativo, permitindo desta forma ser um orçamento mais realista tendo enconta a requisão e auscultação da comunidade local tendo enconta as reais aspirações que deve encostar no orçamento geral do estado”, disse Fode Caramba Sanha.

Afirmou por outro lado que, os Deputados aprovam o orçamento geral do estado mais têm os seus leitores que apresentam as suas necesidades, de maneira que devem ser investidos no orçamento.

Por suavez, Lione Fernando Dias presidente de Parlamento Infantil dise que a proposta de orçamento geral do estado vai assegurar deve ser com base na transparência e rigor no processo da sua elaboração e execução.
Sustentando que, não se deve determinar e nem fiscalizar escolas da naruraza politica e que uma lei orçamental não pode ser uma lei de enquadramento ideologico.

Lione ainda pediu que haja um envestimento serio na Educação e Saúde, porque segundo ele, o futuro do país começa por investir na Educação. Salientando que o estado não conseguirá atingir objetivo de desenvolvimento sustentavel enquanto as criancas nao forem tidas em conta.

Por fim ,Lione manifetou-se preocupado com milhares de crianças que estão a sofrer , no pais, e não têm meios de ajudar. Por isso quer que o orçamento seja sensíveis às criancas que não seja uma letra morta nem palavra morta mas que seja realidade”.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: