Parlamentares denúnciam uso irresponsável dos fundos de COVID-19, e as dividas contraidas

Por: Martinho Mendes

O grupo parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Assembleia do Povo Unido Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e União para Mudança (UM), condenaram a forma como o atual governo está a lidar com a pandemia da covid-19 e denúncia que, executivo guineense tem uma dívida acumulada a cerca de 100 bilhões de francos CFA sob pretexto de combate e prevenção da pandemia.

A denúncia do grupo foi tornada pública esta quinta-feira, 02-09-2021, em conferência de imprensa pelo vice-líder da bancada parlamentar do PAIGC, Wasna Papai Danfa na qual exige do governo a submissão imediata ao parlamento guineense duma proposta de orçamento retificativo para o ano 2021, para acomodar novos empréstimos se assim o pretenderem.

O grupo consideram de “irresponsável e criminosa” a forma como o “regime atual” está gerir os fundos da pandemia no país e insta o tribunal de contas a fazer auditoria dos fundos doados pelos parceiros da Guiné-Bissau.

O politico apelou ao executivo a usar parte dos 21 mil milhões de francos CFA provenientes dos Direitos Especiais de Saque (DES), para compensar as perdas de rendimentos das populações mais vulneráveis, sobretudo, as mulheres vendedeiras.

O grupo criticou ainda sucessivos Estados de emergência e de calamidade decretados pelo governo sem pssar antes no parlamento guineense e também responsabilizou o atual regime pelo aparecimento da terceira vaga da pandemia na Guiné-Bissau.

Por fim Wasna Papai Danfa solicitou em nome da sua bancada parlamentar, a criação de uma comissão parlamentar para acompanhamento da utilização dos 21 mil milhões de francos CFA recebidos pelo governo no quadro da emissão dos DES doados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: