PAM equipa Serviço Nacional de Proteção Civil com três viaturas, um plasma e trinta telemóveis

O Programa Alimentar Mundial (PAM), procedeu esta sexta-feira 08 de Dezembro de 2021, a entrega de três viaturas (uma ambulância, dois carros dupla cabines 4×4, 30 telemóveis e um tela plasma) a Serviço Nacional de Proteção Civil da Guiné-Bissau.

Ao presidir a cerimónia da entrega que teve lugar nas instalações do serviço nacional de proteção civil, em Bissau, o Secretário de Estado da Segurança e Ordem Pública, Mário Fambe, reconheceu que 2020, o país enfrentou momentos difíceis associados ao impacto da pandemia do novo coronavirus, ventos fortes, inundações urbanas e rurais, naufrágios e acidentes rodoviários, com repercussões ao nível económico, insegurança alimentar, distruição de infraestruturas sociais de base habitacionais e até perdas de vida.

Fambé, assinala ainda o combate ao crime organizado, salto a mão armada, combate a roubos de gado bem como a perseguição w captura de elementos perturbadores nas comunidades, mediação e resolução dos conflitos comunitários, sobretudo, no que tem a ver com a posse de terra.

” O nosso país enfrenta desafios enormes e acima das suas capacidades atuais. Disse para de seguida assegurar que o atual governo ” mantém o seu compromisso na proteção das pessoas e bens engajando políticas públicas favoráveis a gestão dos riscos de desastres na Guiné-Bissau”.

Em Dezembro de 2019 o Programa Alimentar Mundial e o Serviço Nacional de Proteção Civil, assinaram um plano de trabalho 2019-2024 não apenas para fortalecer a cooperação entre as duas instituições, mas também para consolidar as bases para uma gestão adequada de situações de emergência no país.

Presente no ato, o Diretor Nacional do Programa Alimentar Mundial, João Manja disse esperar que o material circulante e os equipamentos de comunicação entregues, serão utilizados de forma adequada e irão contribuir para a melhoria das condições de trabalho do serviço nacional de proteção civil. Tendo assegurado que a colaboração entre PAM e SNPC não se limita apenas ao nível institucional, mas sim, o objectivo é chegar a população local, especialmente aos mais vulneráveis.

” O nosso objetivo é chegar à população local, especialmente aos mais vulneráveis. Assim há algum tempo, as nossas duas instituições identificaram agregados familiares afectados pelas últimas inundações, principalmente em Bissau, e nas regiões de Biombo, Gabú e Cacheu “

Finalmente, o Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil Malam Djaura, garante que os equipamentos ora recebidos vão criar condições para gestão de situações de urgência que se insere nas prioridades do Ministério do Interior para atividade de proteção e socorro e políticas de gestão dos riscos de desastres que a Guiné-Bissau tem seguido nos últimos anos, como forma de reduzir a vulnerabilidade das comunidades e reforçar a sua capacidade de resposta aos eventos destrutivos.

” Trata-se de um importante apoio, na medida em que a sua efetivação vai permitir melhorar a nossa resposta que assim vai ganhar automatismo, celeridade, eficiência eficácia, garantido significativa a coordenação operacional e promovendo ações adequadas de prevenção e resposta” finaliza

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x