PAIGC: rende homenagem ao Manuel Saturnino Costa

Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde, homenageou esta segunda-feira 15/03/2021 o ex-camarada e combatente da liberdade da Pátria Manuel Saturnino Domingos Costa.

Alguns deram testemunhos da sua vida durante todo seu percurso da vida política e como um dos que contribuíram na libertação do país.

Camaradas e amigos de luta com grande dor e tristeza, apresentaram seus sentimentos de pesar e mais sentidas condolências a família enlutada.Durante a cerimônia, foram apresentados os percursos do malogrado, desde a sua nascença no dia 29/09/1942 em Bolama.

E já Aos 17 anos manteve os primeiros contatos com os dirigentes do PAIGC na clandestinidade, tendo aderido em 1959 as fileiras do partido. Em 1969, integrou o primeiro grupo dos dirigentes comtemplados com bolsa de estudo no estrangeiro, tendo frequentado o curso de Academia Militar na china e três anos mais tarde, o curso da administração e gestão na Jugoslávia.

Enfatizaram que, nos primórdios da Independência, foi um dos combatentes promovidos a combatente, e no mesmo ano foi nomeado ao cargo de Subcomissário da Educação no governo do Presidente Luís Cabral.E de 1977 a 1979, foi indigitado para funções diplomáticas, tendo exercido funções de embaixador em Cuba e na antiga União soviética.

Dois anos depois, para as funções do governador na região Tombali de 1985 a 1989 e na região de Bafatá de 1989 a 1990. Em 1991 Como a sua promoção ao cargo de presidente da Câmara municipal de Bissau.No ano 1992 foi designado para o cargo de secretário Nacional do PAIGC para as eleições Gerais de 1994 e Primeiro Ministro durante três anos com as vitórias do PAIGC nas eleições legislativas e presidenciais.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: