PAIGC PERANTE UMA NOVA VAGA DE LIMPEZAS

Altas figuras de Partido Africano da Independencia da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) nomeadamente Cipriano Cassama Presidente da ANP e Artur Silva Ex primeiro ministro receberam na ultima semana da parte do Conselho Jurisdicional e Fiscalização do partido uma notificação, em causa um inquérito na sequência de uma denúncia anonima de um militante do partido, e na mesma linha também o Artur Silva teria recebido notifição, em que este ultimo na sua reação disse ser pego de supresa pela ação do conselho Jurisdicional, tendo afirmado que com ele como Primeiro Ministro permitiu o partido que se realizasse seu controverso congresso, e que desconhece motivos por detrás das tais ações contra ele.

Na sua mensagem semanal, o presidente do partido Engenheiro Domingos Simões Pereira, disse perdoar todos males a ele endereiçados, e que de mesmo modo tambem, pediu perdão as suas ofensas no quadro do mês a que estamos que simboliza nascimento do cristo, conehcido com mês de compaixão. Na mesma ocasião o lider dos libertadores disse estar a preparar seu regresso, O BOM FILHO A CASA RETORNA. Tecendo duras criticas ao momento que se vive no parlamento evocando ilegitimidade de atual governo, pela inclusão da figura do Vice Primeiro Ministro, ao que ele julga que essa ação so pode ser acompanhada da queda automatica do elenco governativa.

PAIGC vive um momento de incertezas, em que se tem levantado varias ondas de suspições, concernente a direção do partido,falou se numa conspiração contra atual direção, com destaque a uma petição para a convocação dos orgãos estatutários do partido, em que proprio notificado Artur Silva é assinante, desconfiando ser motivo da sua notificação.

Na ANP Votaram a favor, os 54 deputados dos partidos Madem G-15, PRS, e cinco deputados do PAIGC, e os do PAIGC e mais quatro deputados do APU-PDGB, num total de 47, votaram contra para inclusão no ordem dia o ponto em que os libertadores reclamam o lugar de Vice ocupado pelo Gomes Na Bian que esta a chefiar o governo.

Muitos vêm o regresso de DSP como um balão de oxigenio, tendo em conta a defragmentação dos membro e simpatizantes, e para muitos, julgam que é chegado a hora de mudanças nos libertadores, preparar para novos embates.

Entretanto, para a presente sessão ordinária da ANP que marca o início do ano legislativo, constavam do projeto da ordem do dia 17 pontos aprovados pela Comissão Permanente, que fixa a data da sessão com destaque para a eleição do primeiro vice-presidente da ANP, apresentação, discussão e votação do Orçamento Geral do Estado para o ano económico 2021, plano nacional de desenvolvimento, orçamento da ANP, revisão constitucional, código de trabalho, estatuto remuneratório dos oficiais da justiça, entre outros.

Tudo indica que mais processos estrão a caminha, isso porque, os deputados eleitos lista do PAIGC continua em outras alianças, assim como tem feito os de APU.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x