Os procuradores suíços lançaram um processo judicial contra o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

É em relação a uma alegada reunião secreta que o chefe do órgão dirigente do futebol mundial realizou com o procurador-geral suíço Michael Lauber.

Lauber ofereceu-se para se demitir na semana passada após um tribunal ter dito que encobriu a reunião e mentiu aos supervisores durante uma investigação do seu gabinete sobre corrupção em torno da Fifa.

Ambos negaram qualquer acto ilícito.

A Fifa disse que o Infantino e o órgão governamental “cooperariam plenamente com esta investigação”.

Numa declaração divulgada através da Fifa, o Infantino afirmou: “Como presidente da Fifa, tem sido o meu objectivo desde o primeiro dia, e continua a ser o meu objectivo, ajudar as autoridades a investigar as infracções cometidas no passado na Fifa. Os funcionários da Fifa encontraram-se com procuradores em outras jurisdições em todo o mundo exactamente para estes fins”.

A Fifa também destacou um comentário que o Infantino fez em Junho, quando disse: “Encontrar-se com o Procurador-Geral da Suíça é perfeitamente legítimo e é perfeitamente legal”. Não é uma violação de nada”.

O gabinete de Lauber disse que ele apresentou oficialmente a sua demissão na terça-feira, com o seu último dia de serviço activo marcado para 31 de Agosto.

Vem depois de o procurador especial Stefan Keller ter sido nomeado em Junho para rever as queixas criminais contra os dois homens e outros.

Encontrou indícios de conduta criminosa relacionados com as suas reuniões, disse a autoridade que supervisiona a Procuradoria-Geral da República (OAG).

“Isto diz respeito ao abuso de cargos públicos, violação do segredo oficial, assistência aos infractores e incitamento a estes actos”, disse o cão de guarda que supervisiona a OAG numa declaração.

O OAG disse ter tomado nota do desenvolvimento, acrescentando que Lauber faria declarações às comissões parlamentares, se necessário.

O cão de guarda disse que Keller tinha agora aberto um processo contra o Infantino e um procurador regional que estava envolvido nas reuniões, e que procurava a aprovação parlamentar para que a imunidade de Lauber fosse levantada.

A Fifa tem a sua sede na cidade suíça de Zurique.

BBC:

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x