Ordem dos Jornalistas exige do Presidente da República consideração aos homens da imprensa

A ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau, reage esta terça-feira 16/03/2021 contra os atentados aos jornalistas em pleno exercício de jornalismo no país.

Na conferência de imprensa presidida pelo Bastonário de ordem dos Jornalistas, António Nhaga condena com veemência comportamento inadequado contra os jornalistas, que visa travar ou limitar o exercício livre das atividades jornalística onde recentemente o bloguer António Aly Silva e Jornalista Adão Ramalho foram vítimas de violência e espancamentos. Assim sendo, exige do Presidente da República consideração aos homens da imprensa, porém, apela caso se sinta lesado com atuação de algum órgão de informação ou jornalista em concreto que recorra a mecanismos legais para se defender.

De mesmo modo, exige do Presidente da República rigor e responsabilidade na sua comunicação para salvaguarda do seu estatuto.
Ainda requer ao governo e entidades judiciais, que assumam suas responsabilidades, levando a justiça os autores morais e materiais desses atos de espancamentos, caso contrário serão considerados cúmplices.

Perante estas e demais outras situações de falta de consideração ao jornalistas, a ordem dos Jornalistas considera de tentativa de restrição e liberdade de acessos a fontes de informação, a convocação de uma conferência de imprensa aos órgãos de estado mais algumas páginas e blogs, deixando de lado rádios e jornais.

Portanto, solicita ao chefe de estado guineense no sentido de usar sua magistratura de influência junto do governo, para que seja aprovada a proposta de Modelo de Negócio para o jornalismo na Guiné-Bissau, considerando um instrumento que vai permitir a independência dos órgãos e exercício mais responsável.

António Nhaga, encoraja os profissionais a trabalharem com base nas regras deontológicas, e as leis autorizadas no país para exercício da profissão.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: