Ordem dos advogados: Januário Correia Sá vai submeter a ANP  projeto-lei de exame nacional para profissão de advogado

Por: Laércia Valeriana Insali

Bastonário da Ordem dos Advogados falava em uma entrevista á agéncia nacional de notícias ANG, onde esclareceu temas fortes ligados a profissão e os que exercem advogacia no país. Para o novo chefe dos advogados é necessário um exame nacional para o acesso a carteira profissional doravante.

Para isso Januário Correia Sa pretende apresentar junto ao ANP um projeto lei a respeito, escreveu a ANG, que segundo ele, lei determinará o periodo, de pelo menos cinco anos, para um advogado ter direito a porte de um Carteira Profissional.

Na mesma entrevista o eleito novo bastonário relaça que antes, o candidato passará por um ano de formação teórica e dois anos de prática com possibilidade de renovação, por dois anos, caso for solicitado pelo patronato.

Ainda abordaram outros assuntos de atualidade como a corrupção, morosidade nos processos judiciais bem como funcionamento da classe.

Citdo pela ANG Januário diz que é necessario aumentar os recursos humanos nos tribunais bem como magistrados, realçando que no tribunal de relação só há um juiz em actividade, isso significa que esse tribunal não funciona.

O Bastonário acrescentou que é preciso que os juizes que irão ser ou que são colocados sejam vinculados aos objectivos, porque um juiz não pode passar um ou cinco anos sem proferir nenhuma sentença.

Chama a ação aos juizes dizendo, citado pela agência que não se pode um juiz ter um ano inteiro em “branco” quer dizer sem levar a termo um único processo, e chama atenção ao supremo tribunal de justiça para assumir as suas responsabilidades como entidades que gerem o sistema, para com os seus coordenadores  estabelecer agendas que vão ao encontro das necessidades dos cidadãos. Recomendado que os serviços de Inspeção funcionem.

Januário Correia foi eleito bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau a 19 de Março, com 149 votos a favor num universo de 219 votantes.

foto:odemocrata

(PRS) Cerimônia fúnebre de Nambeia: estado vai render devidas honras ao ex-lider

Correios de Bissau: Sindicato relata perda de Bilhões devido falta de “operação”

Tribunal de Justiça de Uemoa: novos membros, incluindo Ladislau Embassa foram empossados ​

Erradicação da pobreza extrema: Cabo Verde quer resolver problema até 2026

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: