Opiniao: Umaro Djau Lider de MDG


Nos últimos dias, já vi várias propostas públicas de agentes políticos (e especializados) guineenses sobre formas de galvanizar esforços nacionais para combater o coronavírus.
Embora algumas propostas tenham contemplado ideias e estratégias claras e extraordinárias, como é que seríamos capazes de as implementar, se uma boa parte dos seus proponentes — quando não ridiculizam a outra parte — pecam em reconhecer a validade ou, no mínimo, a existência de interlocutores governamentais e públicos?
Feliz ou infelizmente, na Guiné-Bissau, o sistema de saúde pública é quase da exclusiva responsabilidade estatal.
Assim sendo, na minha humilde e sincera opinião, o posicionamento mais prudente que qualquer partido, político ou especialista podia ter neste momento crítico é de demonstrar uma inequívoca e inquebrantável aliança social com o seu povo, numa clara manifestação de maturidade, seriedade, humanismo e solidariedade.
A essência da política é simplesmente encontrar soluções e ela só faz sentido quando o povo estiver SEMPRE em primeiro plano, independentemente doutros condicionalismos fora do nosso controle.
Como vos lembrei há dias, é muito fácil liderar durante bons momentos, mas os melhores líderes – aqueles que investem continuamente no aperfeiçoamento das suas habilidades e conhecimentos – brilham em momentos de incertezas e de adversidades (crises).
Umaro Djau