Operações da Força Conjunta do G5 Sahel: 42 indivíduos, incluindo 28 terroristas já capturados

Através de um comunicado de imprensa emitido, a Força Conjunta do G5 Sahel (FC-G5S) deu na quinta-feira os resultados provisórios das operações em curso na sub-região. No total, 42 pessoas já foram apreendidas, incluindo 28 terroristas formalmente identificados.

A célula de comunicação da Força revelou que, durante uma missão de combate, uma unidade do 8º batalhão da Força Conjunta do Sahel do G5 descobriu, no domingo passado, um campo de treino terrorista nas proximidades da localidade de Torela, a poucos quilómetros da fronteira norte do Burkina Faso.

Os terroristas tentaram resistir, abrindo fogo sobre os soldados, mas acabaram por fugir. Contudo, os soldados chadianos do batalhão conseguiram capturar 23 deles, apreendendo duas espingardas de assalto e destruindo uma dúzia de motocicletas.

O FC G5S é uma força regional cuja missão é combater os terroristas nas regiões fronteiriças comuns aos países do Sahel do G5 em estreita coordenação com todas as forças nacionais e a força Barkhane.

“Em 2 de Abril, um indivíduo foi detido na companhia de uma mulher e de uma criança. O indivíduo transportava equipamento com dispositivos explosivos improvisados. No mesmo dia, dois suspeitos foram presos em Bangao”, disse a mesma fonte. A fonte disse que dois dias antes, 3 terroristas foram capturados e 8 outros suspeitos de terrorismo detidos no dia seguinte (6 de Abril) em Kacham.

O comunicado informa ainda que a 9 de Abril, um destacamento conjunto de unidades da força conjunta de Dori e Bankilare realizou uma operação na localidade de Sakarewal, 44 quilómetros a norte de Boulkessi, em território maliense. A operação resultou na detenção de quatro indivíduos que detinham ilegalmente duas armas. E a 13 de Abril, dois terroristas foram detidos.

“O Comandante da Força Conjunta do G5 Sahel felicita as suas unidades por estes resultados encorajadores, que contribuem para reduzir a capacidade operacional dos grupos terroristas armados. Ele reitera a sua total confiança neles e exorta-os a continuar o impulso positivo iniciado”, diz a célula de comunicação da Força Conjunta do G5 Sahel

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: