ONU: “Mais de 820 milhões de pessoas estão a passar fome no mundo” AG

CAP-GB Sexta-Feira 16/10/2020

Afirmou hoje, o secretário-geral das Nações Unidas no ato da comemoração do dia Mundial da Alimentação, apelando à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.

Guterres considera de inaceitável que a fome esteja a aumentar num momento em que o mundo desperdiça mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano.

Na sua comunicação Guterres aponta falta de alimentos suficientes e a emergência climática como ameaça crescente à segurança alimentar, destacando o fato que cerca de dois mil milhões de homens, mulheres e crianças que, estão vivendo em situações de sobrepeso, devido a falta da dieta alimentar saudáveis e correm enorme risco morte.

Ainda, o secretário-geral da ONU disse que, está na hora da raça humana mudar a forma de produção e de consumo, inclusive redução das emissões de efeito estufa, apontando a transformação dos sistemas alimentares como uma das mais importantes para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O responsável da ONU anuncia para o próximo ano a convocação da Cimeira de Sistemas Alimentares, como parte da Década de Ação para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Enquanto isso, a FAO afirma que nas últimas décadas, as dietas e hábitos alimentares mudaram drasticamente devido a globalização, urbanização e crescimento da renda.

Menos tempo é gasto na preparação de refeições em casa, e os consumidores, especialmente nas áreas urbanas, dependem cada vez mais de supermercados, lanchonetes ou de comprar comida na rua.
A agência da ONU destaca uma combinação de dietas pouco saudáveis e estilos de vida sedentários provocou um aumento nas taxas de obesidade, não apenas nos países desenvolvidos, mas também nos países de baixa renda, onde convivem fome e obesidade.

Dados da FAO indicam que a obesidade e outras formas de desnutrição afetam quase uma em cada três pessoas.

Sob-lema “Dietas Saudáveis para um Mundo de Fome Zero celebra-se hoje o dia mundial de alimentação”, e a FAO convida todos a refletirem sobre o que ingerem.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x