O Dia Internacional da Criança Africana é celebrado a 16 de junho

DE: Iracena Vieira / Warendja Monchacha

A GUINÉ-BISSAU, como sendo um dos 54 países da África também o celebra. Neste dia, em 1976, que se registou o massacre do Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul.

Comemorado 15 dias depois do 1• de junho (Dia Mundial das Crianças), o Dia da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração, abuso e inúmeros problemas que inclui a violação dos seus direitos devido aos conflitos armados, fome, exclusão social, educação sem qualidade e outros males como por exemplo a pandemia da COVID-19, malária,VIH.

Para este ano o lema escolhido para a celebração da quinzena da criança é “Proteger a Criança é Garantir o Futuro de GUINÉ-BISSAU,” para que o bem-estar das crianças seja materializado na sua totalidade e que o governo, sociedade civil e outras entidades que trabalham na área de protecção da criança possam juntos encontrar soluções para assegurar que o previsto na Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança (CADBEC) se realize.


A equipa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança parabeniza a todas as crianças africanas pela passagem deste dia e de forma particular as crianças Guineenses.

Assista também mesmo assunto com Djarai Djalo de parlamento Nacional infantil alusivo a junho mês das crianças

O continente africano enfrenta vários desafios no que tange ou garante o direito das criança, porque para além do fraco acesso a educação, também existe o trabalho infantil, a prostituição e outros problemas por resolver.

É necessário que os países africanos busquem soluções imediatas para que as crianças possam crescer em ambiente aonde impera a paz em todos os sentidos e que o interesse da criança esteja no topo da agenda dos governos africanos.

Bem haja o Dia da Criança Africana!

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: