O antigo Presidente do Níger, Mamadou Tandja, morreu com a idade de 82 anos.

Derrubado em 2010 por um putsch militar, Mamadou “Baba” Tandja continuou a ser uma figura popular no Níger. Será observado um período de luto de três dias em todo o país.

O antigo presidente do Níger, Mamadou “Baba” Tandja, que governou o país de 1999 a 2010, morreu na terça-feira 24 de Novembro em Niamey aos 82 anos de idade, de acordo com uma declaração presidencial lida na televisão pública nigeriana, que não especifica a causa da morte. “Será observado um período de luto de três dias em todo o país.

Tandja foi um antigo soldado que participou no putsch contra o Presidente Diori Hamani a favor do General Seyni Kountché (que morreu no poder em 1987). Foi então ministro em várias ocasiões antes de ser eleito presidente em 1999.

Derrubado em 2010 por um putsch militar depois de ter querido manter o poder após os dois termos a que tinha direito nos termos da constituição, Tandja continuou a ser uma figura popular no Níger. Com o tempo, a rua parecia ter esquecido os últimos meses do seu regime e apenas manteve a imagem de “Baba” Tandja, o pai da nação, que lutava contra a pobreza.

Enquanto os seus apoiantes esperavam há muito pelo seu regresso à cena política, Tandja tinha-se retirado definitivamente, após tratamento médico em França em 2015.

Tributos dos políticos
Várias estações de televisão, incluindo a televisão pública, suspenderam os seus programas para transmitir canções religiosas e fotografias de Tandja uma e outra vez.

O Presidente Tandja acabou de nos deixar depois de lutar corajosamente pela sua vida”, disse Repórteres sem Fronteiras. Ofereço as minhas mais profundas condolências à sua família. Ele era um grande homem. É recordado como um presidente cujo patriotismo estava enraizado no seu corpo. Que descanse em paz. “O antigo ministro Mohamed Bazoum, candidato do partido no poder para as eleições presidenciais de Dezembro, tweetou.

O Presidente Mahamadou Issoufou, que deixará o poder após dois mandatos em Dezembro, expressou “a sua profunda emoção”.

Le Monde

trad/cap-gb

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x