Nota de imprensa:Comemoração do Dia Internacional da Paz – Mesa redonda ONU, EU e Sociedade Civil da Guiné-Bissau
segunda-feira, 21 setembro, 10h00
Onde: Memorial da Escravatura, Cacheu
Para assinalar o Dia Internacional da Paz, as organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau, reunidas no Espaço de Concertação, a ONU na Guiné-Bissau e a Representação da União Europeia, reúnem-se no Memorial da escravatura em Cacheu para uma mesa redonda de reflexão sobre a construção da paz no país, incluindo os seus esforços na resposta ao COVID – progressos alcançados, desafios e formas de os ultrapassar.
À volta da mesa estarão a Representante do secretário-geral da ONU, Rosine Sori-Coulibaly, a Embaixadora da União Europeia, Sónia Neto e os representantes da Organizacoes da Sociedade civil que fazem parte do Espaço.(*) A discussão será moderada pelo prof. Carlos Cardoso do Centro de Estudos Sociais Amilcar Cabral (CESAC)
O evento será transmitido para todas as regiões através de vídeo conferencia – zoom (**) para permitir a participação e o envolvimento dos pontos focais das organizações da sociedade civil. [a sala tem uma limitação de 25 participantes devido às medidas de prevenção da COVID].
A comemoração inclui a visita ao Museu da Escravatura, escritório de Ianda Guiné em Canchungo e à COAJOC, uma cooperativa multidimensional em Canchungo, conhecida como um exemplo de boas práticas de desenvolvimento sustentável.
O tema do Dia Internacional da Paz deste ano é “Moldando a Paz Juntos”. Celebrar o dia espalhando compaixão, bondade e esperança face à pandemia. Junte-se à ONU contra as tentativas de utilização do vírus para promover a discriminação ou o ódio. Junte-se a nós para que possamos construir a paz juntos.
(*) Movimento da Sociedade Civil; Voz di Paz; Liga Guineense dos Direitos Humanos (Liga dos Direitos Humanos); Tiniguena; Rede de Defensores dos Direitos Humanos, com a Ala Jovem HRDN; Kumpuduris di Paz; Conselho das Mulheres; RENAJELF-GB; Conselho Nacional da Juventude (CNJ); Rede Nacionaldas Associações de Jovens (RENAJ) ; Plataforma Política da Mulher (PPM); Humanité et inclusion (ex Handicap International) ; REMPSECAO (ECOWAS Women Peace and Security Network – GB); RENLUV; Associação de Mulheres Juristas; GB Observatory on Drugs; SINJOTECS + Ordem de Jornalistas; RENARC; MCCI ; FAROL;