Níger: a eleição de Mohamed Bazoum confirmada pelo Tribunal Constitucional

Mohamed Bazoum, candidato de Pnds Tarayya nas eleições presidenciais no Níger, foi declarado vencedor das eleições com 55,66% dos votos obtidos na segunda volta, contra 44,34% para o seu adversário, o antigo Presidente Mahamane Ousmane, candidato de Rdr Tchandji. Estes números foram anunciados no domingo 21 de Março pelo presidente do Tribunal Constitucional, confirmando a eleição do sucessor de Mahamadou Issoufou.

Estes resultados são de facto semelhantes aos da Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC) que anunciou oficialmente o vencedor Mohamed Bazoum a 23 de Fevereiro de 2021, com uma pontuação de 55,75% contra 44,25% para Mahamane Ousmane, e uma participação de 62,91%. O antigo Ministro do Interior do Níger sucede ao Presidente cessante Mahamadou Issoufou por um mandato de 5 anos.

Alcançado por telefone, Da Maradi, membro do gabinete do comandante Tchandji, contesta a decisão do Tribunal Constitucional. “É agora que a luta vai começar”, disse ele.

Como lembrete, a violência eclodiu no país no dia seguinte aos primeiros resultados terem sido oficializados pelo CENI. É neste contexto que o adversário Amadou Hama, apoio do candidato Mahamane Ousmane, após três dias de detenção pelo seu alegado papel nestes distúrbios, foi, a 1 de Março, colocado sob mandado de detenção na prisão de Filingué (Niamey) sob “muitas acusações”, incluindo “a sua cumplicidade” em manifestações e destruição de bens.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x