Niamey acolhe a 3ª edição do Fórum Mineiro e Petrolífero da CEDEAO

A terceira edição do Fórum Mineiro e Petrolífero da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) terá lugar em Niamey (Níger) de 14 a 16 de Setembro de 2021.

Chamado Ecomof em inglês, o evento será realizado sob o tema “Integrar as indústrias mineiras e petrolíferas no desenvolvimento das cadeias de valor regionais”. E reunirá decisores-chave dos sectores público e privado da indústria mineira e petrolífera na África Ocidental com o mesmo objectivo estabelecido desde a primeira edição: promover e desenvolver o potencial mineiro e petrolífero dos Estados Membros, assegurar a integração socioeconómica da região da África Ocidental, catalisar e desenvolver a exploração mineira artesanal e em pequena escala, harmonizando simultaneamente os instrumentos jurídicos, regulamentares e fiscais.

Explicando a escolha de Niamey para esta edição, os organizadores salientam que “a economia nigeriana está a desenvolver-se rapidamente, uma vez que o crescimento do PIB foi estimado em 6,2% em 2019 (…). Líder na produção de urânio em África, a economia nigeriana está a crescer rapidamente uma vez que visa diversificar a produção mineira, expandir a sua base de investidores, desenvolver infra-estruturas e posicionar o país como um mercado amigável para o investimento em Mineração e Petróleo”.

Ecomof 2021 contará com uma conferência inaugural, formação, uma feira comercial, um programa social e de trabalho em rede e visitas sócio-culturais.

FA

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: