“nenhum cidadão guineense será extraditado” Umaro Sissoco Embaló


Chefe de estado reagia ao comunicado do departamento americano de combate ao narcotráfico, Segunda-feira 23-08-2021, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, visita oficial á Brasil onde espera trazer ao país acordos de cooperação.
Presidente da república voltou a defender que no concerto das nações nao existe pequenos estados, e o que reina é o príncipio da reciprocidade, defendendo que os cidadãos guineenses deverão sentir livres de circular em todo território nacional desde que nao transgridam as leis.
Garanto a todos guineenses que nao haverá nenhum rapto aos cidadãos nacionais, e que nao há lugar para o terrorismo do estado
chefe de estado ainda advertiu que caso se aprove as acusações que pendem sobre o Ex-CEMGF a sua requisição deveria respeitar as tramites convencionais, passando pelo forum proprio. “tanto a Guiné-Bissau assim como EUA nao é signatario do tratado de Roma assim sendo nenhum cidadão dos dois paises pode ser repatriado” Chefe de estado lembrou que se isso aconteceu foi antes sua presidência, e durante seu mandato nao irá permitir casos identicos, finalizando por subllinhar que as acusações que pesam sobre Indjai sao gravíssimas e que põem em causa proprio a imagem do país.
Respondendo a questão do jornalista sobre a solicitação de exoneração do atual PGR (procurador geral da república) Chefe de estado garante depositar confiança e credito na idoneidade de Fernando Gomes, aconselhando o lider dos libertadores a facilitar sua audição no ministério público.
“Ninguem está acima das leis na Guiné o procurador da república é o fiscal da legalidade, qualquer dia que aparecer algo que ligue a ilegalidade irei responder sem equívocos”
Presidente da república efetua visita á Brasil com duração de uma semana, prevê-se encontros politicos e com a comunidade guineense.