Na ausência do PM Nuno Nabian, PAIGC e UM, reunião do conselho de estado permanece um mistério


Foto Arquivo: Delfim da Silva e Presidente Embaló no ato de empossamento dos membros de conselho de estado
Por: Martinho Mendes


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau esteve esta quarta-feira, 17-11-2021, ausente da reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente da república, Umaro Sissoco Embaló a imagem dos partidos PAIGC e UM precisou o conselheiro político de Sissoco Embaló após reunião do Conselho do Estado.
Na sua declaração a imprensa Delfim da Silva citou a ausência do primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam revelou que na reunião foi abordada a situação política e social do país sem dar mais detalhes sobre o encontro.
“O presidente reuniu o seu órgão de consulta ouviu conselheiros de Estado e cabe a ele pronunciar -se na base daquilo que ouviu dos conselheiros”.
Questionado pela imprensa se todos os conselheiros estiveram presentes na reunião, Delfim da Silva disse que o primeiro-ministro esteve ausente, o presidente da assembleia nacional popular Cipriano Cassamá está fora do país mas foi representado pela vice-presidente da ANP e também presidente do supremo tribunal de justiça.
Por outro lado Delfim Da Silva considera de normal a convocação da reunião por se tratar de um órgão consultivo do presidente da república.