Movimento da Sociedade Civil quer orçamento de estado com mais ênfase sobre áreas sociais

Por: Laércia Valeriana Insali

Movimento Nacional da Sociedade Civil, realizou esta quinta-feira 14/10 /2021 a terceira formação de reforço de capacidade aos dirigentes da Organização no âmbito do Orçamento aberto e Participativo.

No ato da abertura, o presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil enfatizou a importância da formação com propósito em influenciar os decisores políticos envolvidos na elaboração do orçamento geral de estado que tenham mais destaque a setores que tem muito haver com a vida das crianças sobretudo nas áreas sociais, saúde, educação, setor de ambiente, Saneamento e água.

Fodé Caramba Sanhá, disse que depois da formação vão envolver numa ação de advocacia junto das instituições concernentes para a elaboração e execução do setor social nos futuros orçamentos gerais de Estado.

Dado isso, Líder do Movimento espera que todos os dirigentes Formados neste atelier estejam em altura de promover um diálogo notável e capaz de sensibilizar os governantes, neste caso os parlamentares que várias vezes aprovam “documentos que não correspondem à aspiração das populações “.

Dando abertura à sessão, Vice-presidente da Associação de Luta Contra Corrupção abordou que o propósito da Associação é de trabalhar para constituição de uma sociedade civil mais forte e Participativo na gestão e controlo de poder público.
Vítor Insali, referiu que com esta formação o movimento da sociedade civil vai ser mais Participativo e vai criar um espaço de capacitação e reflexão, com finalidade de traçar caminhos a serem seguidos pelo Movimento na gestão e controlo de bens públicos.

De salientar que, os temas a serem abordados são Orçamento Geral de Estado e as Leis das Finanças Públicas, e o Impacto do Orçamento aberto e Participativo.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x