Ministro dos transportes: “Os nossos filhos e netos poderão não conhecer a ilha de bijagos “

No âmbito da celebração hoje 23 de Março de 2021, como dia Meteorológico mundial, o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Jorge Mandinga, afirmou que se o oceano continuar a subir ao níveis que se tem vindo a o fazer, a Guiné-Bissau corre risco de toda sua zona costeira, (as ilhas e arquipélago de bijagos) ficar debaixo da água.

” Se o oceano continuar a subir ao níveis que se tem vindo a subir corremos risco da toda nossa zona costeira, (as ilhas e arquipélago de bijagos) ficarem debaixo da água, portanto, a Guiné-Bissau faz parte dos estados insulares em que esse processo é importantíssimo, Sublinhou acrescentando que ” é preciso empenho de todos para controlar e diminuir os efeitos negativos das mudanças climáticas “.

Jorge Mandinga fez estas afirmações na sua mensagem alusiva a data de celebração hoje do dia Meteorológico mundial subordinado ao lema ” O oceano, o tempo e o clima” e vida destacar os esforços da organização na ligações entre o oceano, o tempo e o clima no sistema terrestre.

Na sua comunicação, o titular da pasta dos transportes afirma que mais de 40 por cento da população mundial vive a 100 km da costa, por isso é urgente proteger as populações dos riscos costeiros trabalhando na resiliência e fortalecer os sistemas de alerta precoce de múltiplos perigos.

O conteúdo térmico do oceano está atingindo valores recordes a acidificação do oceano continua. O gelo marinho está derretendo, assim como as galerias e calotas polares da Groenlândia e da Antártida o nível do mar está subindo cada vez mais rápido ” alerta

” A próxima década será crucial no desenvolvimento de maneiras de se adaptar às mudanças climáticas e mitigar seus efeitos” Notou

De acordo com o relatório anual da Organização Meteorológica Mundial (OMM), sobre o estado do clima mundial, 2020 foi um dos três anos mais quentes já registados, apesar do resfriamento introduzido pelo fenómeno Lá Niña no pacífico.

A 23 de Março de 1950 entrou em vigor a Convenção sob a qual se rege a Organização Meteorológica Mundial (OMM), data que se celebra anualmente como dia Meteorológico mundial. Já em 1951, a OMM foi designada como Agência Especializada no Sistema das Nações Unidas de que a Guiné-Bissau é membro desde 1977

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: