MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS PORTUGUÊS, VISITA CENTRO DE SAÚDE DE BAIRRO MILITAR.

Augusto Santos Silva, visitou está quarta-feira, o centro de saúde em Bairro Militar após a sua chegada ao país, onde inaugurou uma sala de ecografia e consultas de alto risco obstétrico, que enquadra-se no Programa Integrado para a Redução da taxa de Mortalidade Materna e Infantil na Guiné-Bissau (PIMI II), é um programa da União Europeia, Co-financiado pela Cooperação Portuguêsa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela organização não governamental francesa EMI (Entraide Médicale Internacionale).

Na sua intervenção, o Ministro Augusto agradeceu a oportunidade de estar presente, neste dia que marca a entrada em funcionamento de um novo equipamento na nova sala para ajudar nos trabalhos de existência sanitária registada por centro de saúde de Bairro Militar e, sentiu se honrado com a forma como foi recebido pelo governo Guineense e pelos profissionais desse centro de saúde. Entretanto, este projeto, é uma cooperação que se destina a reforçar a capacidade das nossas comunidades, assim procurar a melhor condição de saúde pública aos seus membros, em particular nesta área tão importante, na sua intervenção, o Ministro Augusto mostrou-se satisfeito por dar mais um resultado do PIMI.

“Agradeço a outra entidade no qual fazemos parte, a União Europeia, por essa cooperação estreita entre Portugal e a União Europeia, que tem permitido aumentar nossa capacidade de apoio aos países como a Guiné-Bissau, quer no ponto de vista da Saúde Pública que é especificamente o nosso trabalho em conjunto no combate a pandemia do COVID19.

Na presença da Embaixadora da União Europeia, a Dra. Sonia Neto, estiveram presente o Ministro da Saúde Pública, António Deuna, Embaixador de Portugal, António Alves de Carvalho, para acompanhar a cerimônia da inauguração.

O Ministro de Saúde Pública, Deuna, aproveitou a agradecer o PIMI e Ministro do Negócio Estrangeiro pelo grande gesto, onde também, mostrou que o material ofertado irá inévitavelmente contribuir na redução de índice da mortalidade materna e infantil na Guiné-Bissau, considerado mais alto do mundo dentre os paises, segundo o MICS relatorio de 2014.

“Para inverter esta tendência, a Guiné-Bissau sempre contou com os seus tradicionais parceiros, por isso permitam me endereçar em nome de pessoal do ministério da saúde pública e, em meu nome, palavras de profunda e sincera gratidão ao Ministro de Estado e dos negócios estrangeiros de Portugal pelo apoio que têm dado ao ministério da saúde pública no quadro da cooperação, Guiné-Bissau e Portugal” finalizou Deuna.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x