Ministro Da Saúde: ” é urgente a retoma de funcionamento dos serviços de cuidado intensivo”

DE: Lijunira Nancassa

Titular da pasta da saúde pública visitou hoje 28 de Maio de 2021 maior centro hospitalar do País (hospital Nacional Simão Mendes) onde inteirou na primeira linha das dificuldades e situação de precariedade vivida no HNSM.

Na ocasião da visita, o Diretor geral de HNSM Agostinho Pedro Semedo, disse que independentemente da greve, o centro carece de aparelhos necessário para fazer seus trabalhos, principalmente para as doenças de tratamento urgente, como é o caso de parada respiratório.

No final da visita Ministro da saúde pública Dionísio Kumba disse que, não o é estranho toda dificuldades encontradas durante a visita, uma vez que já foi diretor clínico dessa hospital (HNSM).

Dionísio assegurou que já tem noção clara daquilo que é necessário fazer face a situação em alguns serviços, sobretudo a Maternidade, que é um dos mais importante porque daí que começa a vida portanto merece maior atenção. E outro serviço averiguado que merece uma atenção urgente é o da neonatalogia que também tem a situação de precariedade, e a pediatria agora está com algumas dificuldades desde a saída dos médicos sem fronteiras, também apontou a necessidade urgente de retoma de funcionamento dos serviços de cuidado intensivo.

Avaliando a greve neste setor, Kumba afirma que esta situação tem estado a contribuir negativamente na vida dos cidadãos, porque são os mais sofrem, por isso tem que ter muita ponderação por parte dos profissionais de saúde para dar o atendimento mínimo aos pacientes, e ele como médico está a formar uma equipa no sentido de ajudar as crianças que precisam ser operados.

Por outro lado, esclareceu que a negociação está em curso entre sindicato e o governo para resolver essa situação.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: