Ministro da educação qualifica INEP tesouro do património histórico documental da Guiné-Bissau


Por: Ussumane Baldé
A observação de Cirilo Mamasaliu Djaló, foram registadas esta sexta-feira, 17-09-2021, no ato da assinatura da parceria entre a direção do Jornal Nô Pintcha e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), para a digitalização do arquivo do órgão de comunicação social público da Guiné-Bissau.
Mamasaliu Djaló, revelou que os projetos que o Governo tem no âmbito da sua política e reformas reforçando as bases jurídicas e institucionais para a legislação sobre o depósito legal caso da biblioteca nacional e a Lei de arquivo para peças históricas como forma de garantir a recolha e preservação digital dos mesmos.
Djaló defende a necessidade de instituir uma política genuína de salvaguarda, preservação da memória nacional e adotar INEP meios da autonomia financeira e administrativa para uma atividade mais eficiente.
No ato o ministro da comunicação social, Fernando Mendonça, afirmou que, a cerimônia mostra um sinal de modernização do jornal Nô pintcha.
O titular da pasta de comunicação realçou a importância da parceria segundo ele, visa divulgar as informações do país em peças digitais estando acessivél para todo mundo através feramentas de armazenamento na nuvem nomeadamente icloud.


Para o Diretor-geral do Jornal Nô pintcha, Abduramane Djaló, afirma que o ato vai revolucionar positivamente a sua instituição contudo revelou, que a Guiné-Bissau é único país da União Econômica e Monetário do Oeste Africana (UEMOA), que não tinha um jornal digitalizado, destacando-o como segundo maior biblioteca do País.
Entretanto, o Diretor-geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa , Samba Tenem Djaló garantiu que a sua instituição está aberto para abraçar outros acordos do género.


O responsável agradeceu o apoio financeiro e material do PNUD na concretização do projeto de salvaguarda e preservação da memória coletiva guineense.
O governo da Guiné-Bissau em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) procederam o lançamento do processo de migração dos arquivos físico do jornal Nô Pintcha para digital através sistemas de armazenamento na nuvem (icloud).