Ministro da Economia Senegalês, em Bissau, para relançar Parceria Público Privado.

O Ministro da Economia, Plano e Cooperação de Senegal Amadou Hott está na Guiné-Bissau para uma visita de trabalho de três dias. No dia de hoje 22 de Outubro de 2020, o governante Senegalês esteve reunido com o seu homologo Guineense Vítor Mandinga com quem analisou o Plano Económico de Desenvolvimento Nacional, Programas e Projetos de Reformas em execução.

A saída do encontro que durou mais de três horas no palácio do governo em Bissau, Amadou Hott defendeu que os dois países contam com diferentes zonas fronteiriças, sendo assim é ” fundamental ” reforçar as capacidades de mobilidade das pessoas e bens assim como partilha económica e comercial.

” Nossos países contam com diferentes zonas fronteiriças, assim sendo, é fundamental reforçar a capacidade de mobilidade das pessoas e de bens entre nossos dois povos, deste modo, seria essencial construir infra-estruturas que permitam tais ações. Defendeu

Aos jornalistas, Amadou Hott afirmou que a Guiné-Bissau e Senegal vão submeter ao Banco Africano de Desenvolvimento um pedido conjunto de financiamento para construção de estrada que liga Farim a Tanafo, obras estas que poderão extender até Bissau, reforçando ainda mais o processo da integração sub-regional.

Acompanhado de cincos técnicos, Amadou Hott realçou a necessidade dos dois países apostarem n agricultura e sobretudo na transformação local dos produtos.

” É salutar que os dois países comecem a produzir e desenvolver projetos nos domínios da agricultura, sobre tudo apostando na transformação local dos produtos. É salutar ver como replicar estes tipos de acções que em Senegal já estão em fases avançadas de execução. Disse para de seguida anunciar que as técnicas e materiais serão disponibilizadas sobre tudo nas zonas fronteiriças para sua re-utilização. ” Garantiu

O setor energético esteve também em análise entre os dois governantes. Com destaque para o projeto de OMVG afirmando que é preciso acelerar os trabalhos.

Finalmente, Amadou Hott disse ter transmitido ao seu homólogo guineense a experiencia que o Senegal tem no domínio de Empreendedorismo. Tendo afirmado que além de uma delegação denominada Delegação para Emprego Rápido (DER) Senegal dispõe de outros instrumentos de apoio ao Empreendedorismo quer formal assim como setor informal.

Saliente-se que o governante Senegalês que esta de vista a Bissau no quadro de cooperação de amizade e fraternidade entre Guiné-Bissau e Senegal vai ser recebido amanha pelo Primeiro-Ministro Nuno Gomes Nabiam.

.

.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x