Ministério de Educação e Parceiros revisam plano de ação anual Orçamentado para ano 2022

Por: Laércia Valeriana Insali

Ministério da Educação Nacional, iniciou esta terça-feira 22/02/2022 a sessão de revisão conjunta do Setor da Educação e planos ação para 2022.

No ato da abertura, o antigo Ministro da Educação Cirilo Mamasaliu Djaló, em representação do atual Ministro Abas Djaló, sublinhou que o plano setorial de Educação de 2017-2025 foi adotado em 2017 que descreve as prioridades do Setor e agrupados em três eixos estratégicos que são, melhoria de acesso, melhoria de qualidade e pertinência e por ultimo a melhoria de governança e pilotagem do Setor da Educação no país.

Conforme a sua comunicação, Cirilo disse que desde a implementação do plano Setorial de Educação, foram elaborados e executados dois planos de ação, plano de ação trianual orçamentado que cobria o ano 2017 a 2019 e o plano de ação anual orçamentado do ano 2021.

Mamasaliu Djaló, ainda sublinhou que a presente sessão visa também identificar quais ações a serem priorizadas para ano 2022, uma vez que o atual contexto requer foco em ações pertinentes e prioritárias que podem ser implementadas a curto prazo e reajustado caso venha a ser necessário.

Para a representante da União Europeia, que é um dos parceiros do projeto, Sónia Neto afirma que a UE está convencido do poder da Educação no desenvolvimento da Guiné-Bissau.

“ Estamos convencidos do poder da Educação no desenvolvimento, porque sem ela não há inovação, não há capacidade de criar novos empregos e desenvolvimento económico”

Ainda confiante no poder da Educação, Sónia define a Educação como motor e base de qualquer sociedade, comprovando sua tese, realça a determinação da UE em apoiar o Setor da Educação com aproximadamente 10% de toda sua assistência financeira para o desenvolvimento.

De salientar que, a sessão terá a duração de quatro dias, contando com a presença dos Diretores Gerais do Ministério, Cooperação Portuguesa, UNICEF e União Europeia, que são os principais parceiros.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: