Ministério da justiça promove seminário de capacitação ao seus técnicos no âmbito de prestação de contas


Por: Ussumane Baldé
Deu início seminário de dois dias esta quarta-feira,13-04-2022, no ministério da justiça que se destina aos vinte técnicos ligados a área financeira e operacional.
É obrigação de todas instituições publicos e privados prestar contas, sobre tudo quando se trata de um órgão público.
Degol Mendes, destacou a importancia de presente evento pela sua relevância e oportunidade face aos desafios globais de boa governação, assente na boa gestão da coisa pública.
Mendes considera que a prestação de contas como uma das ferramentas de gestão visa entre outros, a partilha de relatos ilustrativos de movimentos económico-financeiro de uma identidade pública ou privada.
Por outro lado, garante que é obrigação de todas entidades, serviços publico e privados prestar contas e quando se trata do setor público é salutar o compromisso de manter as contas claras e em ordem.
Para o diretor de serviços dos recursos humanos de ministério da justiça,Bidanssanta Peti, considerou prestação de contas como ato de responsabilidade, organização e transparência das coisas públicas e querem que o ministério pilote o processo em observância das normas de supervisão.
“Todas as entidades públicas têm o dever de promover a transparência e a sociedade tem o direito ao acesso e acompanhamento da administração pública,aliás consta no quadro de cumprimento das reclamações direção de serviços dos recursos humanos”.