Maria da Conceição Évora participa na oitava Conferência Ministerial da Organização da Conferência Islâmica

Por: Laércia Valeriana Insali

A Ministra da Mulher, Família e da Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, participa desde ontem 06/07/2021, da 8ª Conferência Ministerial da Organização da Conferência Islâmica, (OCI) no Cairo Egipto.

O objetivo da reunião é de examinar a problemática da Mulher, focalizar mais na preservação das conquistas da igualdade do género e da emancipação da mulher a luz da pandemia do Covid-19 e, posteriormente debater várias questões e desafios ligados à Justiça, propondo igualmente soluções e mecanismos apropriados para reforçar cooperação entre os estados da organização com vista a superar os efeitos socioeconómicos da pandemia do COVID-19.

Ainda durante a conferencia, realizou-se uma mesa redonda ministerial sobre a “Autonomização Económica das Mulheres no Quadro da Nova Realidade”.

Para o segundo dia dos trabalhos, os conferencistas vão debater sobre “a Organização para o Desenvolvimento da Mulher, Uma Nova Entidade Promissora para a Autonomização das Mulheres no Mundo Islâmico”.


E patentear esforços nacionais, regionais e internacionais e as melhores práticas para diminuir os impactos económicos da pandemia na camada feminina e os meios para autonomizar as mulheres no plano económico sobretudo pós pandemia,troca de experiências do ponto de vista do género, ferramentas e métodos para fazer face ao impacto negativo da pandemia na vida económica das Mulheres.

A conferencia está a ser presidida pela Presidente do Conselho Nacional da Mulher do Egipto, igualmente Presidente do Conselho Ministerial da (OCI) sobre as Mulheres, Maya Morsy e a Ministra da Mulher e da Solidariedade Social, Família e da Acão Humanitária do Burkina Faso na qualidade de relatora do Bureau executivo doE Conselho Ministerial da ODF ( organização do desenvolvimento das mulheres).

De salientar que, a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, estará no Cairo para representar a Guiné-Bissau durante três dias da conferência que teve inicio ontem, e está acompanhada da Presidente do Instituto da Mulher e Criança, Khady Florence Dabo Correia.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: