Maria Da Conceição considera que Direitos das crianças não tem cor nem raça

DE: Laercia Valeriana Insali

A Rede de Jovens defensores e promotores dos Direitos das crianças nas zonas rurais, efetuou esta quarta-feira 16/06/2021 um encontro com a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, no âmbito da celebração do dia Internacional das crianças Africanas.

De acordo com o presidente da referida Rede, a visita integra não só para comemorar o dia da Criança Africana, igualmente para fazer com que as Crianças das zonas rurais familiarizem com as instituições que trabalham para a defesa dos Direitos das crianças.

Iacer Quintino Biamo, enfatizou que a RJDPDCZR é uma organização recém criada e ajuda destas instituições é indispensável, dado que as crianças de zonas rurais são as que mais sofrem de violações.

No entanto, a Rede está a empenhar para mudar esta paradigma, dado isso que as suas atividades estão centralizadas nas aldeias, para que estas crianças sintam incluídas em qualquer sociedade.

Ainda durante o encontro, entregaram um manifesto ‘voz das crianças das crianças das zonas rurais’, na qual a Ministra reconheceu qua as crianças das Regiões sofrem mais com as violações, casamento forçado e precoce, trabalho infantil, desigualdade de gênero, acesso a saúde básica e falta de infraestrutura, onde assegurou que a partir do momento a rede pode contar com o apoio do governo através do Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social, porque trabalham com seus parceiros para cada criança guineense sinta incluído nos tratados da Carta Africana dos Direitos das crianças e CDC.

Por outro lado, Maria Da Conceição Évora, aconselha a RJDPDCZR a ser mais próxima das instituições e parceiros que trabalham na promoção de defesa dos direitos das crianças, nomeadamente IMC, AMIC, CODEDIC, PNI e dentre outras, com o propósito de cooperar.
E considera que as crianças das zonas rurais tem Direito como qualquer outra criança, sem destinação de cor ou Raça.

De salientar que, o encontro contou com a presença de Jovens e Crianças membros da Rede, vindos das diferentes Regiões e Setores, como de Biombo, Bissorã, Mansoa, Mansaba.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: