Mamadú Saido Baldé promete dinamizar o sector da justiça guineense

DE: Martinho Mendes

O presidente do supremo tribunal de justiça da Guiné-Bissau, juiz Conselheiro Mamadú Saido Baldé, prometeu trabalhar para dinamizar o sector judiciário do país.

A promessa de Mamadú Saido Baldé, foram registradas esta sexta-feira, 28-05-2021, no ato da entrega do gabinete pelo presidente cessante Venerando Juiz conselheiro Paulo Sanhá no Palácio da justiça em Bissau.

Saido Baldé voltou a reafirmar que vai cumprir com lealdade a nova função e avançar com reformas possíveis e necessárias, no setor judicial guineense.

Por sua vez o presidente cessante do supremo tribunal da justiça, desejou o novo presidente da corte suprema bom desempenho nas suas funções.

Por outro lado pediu ao governo a dar atenção ao sector da justiça para que os titulares possam exercer e cumprir com as suas missões.

Mamadú Saido Baldé nasceu a 08 de fevereiro de 1963. Fez estudos primários na Escola José de Sousa e ciclo preparatório no Liceu Salvador Allende, ambos em Bissau. Concluiu os estudos secundários em Lisboa, em 1981. Licenciou-se em Direito pela Universidade Clássica Lisboa e especializou-se em Ciências Jurídicas em Portugal, entre 1985 a 1991. Fez curso de Magistratura Judicial no Centro de Estudos Judiciais em Lisboa de 1992 a 1994.
Em 1995 foi nomeado Juiz de Vara Civil do Tribunal Regional de Bissau. Desempenhou a função de Vice-procurador Geral de República de 1999 a 2001. De 2002 a 2003 foi Procurador-Geral de República.

Foi diretor do gabinete do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça em acumulação com o inspetor judicial, Vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial por inerência de funções do Presidente da Câmara Civil do Supremo Tribunal de Justiça.

Foi ministro da Justiça de 2013 a 2014, também representou os tribunais junto do Banco Mundial. É Juiz Conselheiro e até antes da sua eleição, desempenhava a função de juíz presidente da Câmara Civil do Supremo Tribunal de Justiça.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: