Maliano Modibo Sidibé chefia missão de observação eleitoral na Republica Centro-Africana

O antigo Primeiro-Ministro Maliano Modibo Sidibé foi nomeado chefe da missão de observação eleitoral da União Africana (UA) na República Centro-Africana, onde se prevê 1,8 milhões de eleitores para eleger o seu presidente e membros do parlamento a 27 de Dezembro de 2020.

Titular de um doutoramento em ciências criminais e criminologia (1983 em Aix-en-Provence), e de um diploma da Escola Nacional de Polícia do Mali (1977), o maliense tem um certificado em direito do conflito armado obtido em 1985 em San Remo (Itália). Além disso, Modibo Sidibé foi Presidente do Conselho de Mediação e Paz da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). O antigo Primeiro Ministro de Amadou Toumani Touré foi também Presidente do Grupo de Peritos e Diplomatas responsáveis pela elaboração do Acto Constitutivo da União Africana em 2000, e Presidente das sessões do Mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas do Mali entre 2000 e 2001.

As primeiras eleições organizadas desde a assinatura de um acordo de paz em Fevereiro de 2019 pelo governo da África Central e 14 grupos armados no país, as eleições que são o objecto da sua missão estão a decorrer no contexto de uma crise política e de segurança que está gradualmente a instalar-se neste país da África Central. A campanha eleitoral não correu bem e foi marcada pela acção de alguns grupos armados, entre outros.

Por seu lado, o governo não hesitou em acusar o antigo Presidente Bozizé, que foi expulso do poder em Março de 2013 pelos rebeldes Seléka, de querer levar a cabo um golpe de Estado. O antigo Chefe de Estado, cuja candidatura tinha sido invalidada a 3 de Dezembro pelo Tribunal Constitucional com o fundamento de que “derroga os critérios de boa moral consagrados no código eleitoral”.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x