Mali: Seis figuras suspeitas presas por tentativa de golpe

Seis personalidades do Mali foram colocadas sob prisão esta semana. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 5 de Novembro, pela magistratura do Mali noticiou rfi. Todos são acusados de tentativa de golpe de Estado e de conspiração contra o governo. Entre eles, um antigo secretário-geral da presidência e um antigo chefe da Segurança do Estado, o serviço de inteligência maliano, que tinha desaparecido durante várias semanas.

A família de Kalilou Doumbia não teve notícias dele durante dois meses desde a sua detenção a 6 de Setembro pela Segurança do Estado, fora de qualquer procedimento legal. O professor de direito, que era secretário geral da presidência quando Bah N’Daw ocupou o Palácio de Koulouba no início da transição, realiza-se desde quarta-feira passada no Campo 1 da segurança em Bamako.

Este é também o caso do Coronel Major Kassoum Goïta, que foi chefe dos serviços secretos malianos na mesma altura, e que foi preso pela Segurança do Estado há um mês, a 4 de Outubro, bem como de outras quatro pessoas, incluindo um comissário de polícia e um marabutis.

Segundo o procurador do tribunal de grande instância da comuna 6 de Bamako, que confirmou esta informação na sexta-feira, foi aberto um inquérito judicial contra eles por “associação criminosa”, “tentativa de golpe” e “conspiração contra o governo”. Não há pormenores sobre as acusações contra eles.

De acordo com algumas fontes, um total de 25 pessoas, civis e soldados, foram ouvidos pelo juiz de instrução encarregado do caso. O procurador especifica que não foram colocados sob uma ordem de detenção.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: