Mali: Primeiro-ministro Moctar Ouane demite-se, depois renomeado


No Mali, o Primeiro-Ministro Moctar Ouane entregou a sua carta de demissão ao presidente de transição Bah N’Daw na sexta-feira, 14 de Maio, em Bamako. Foi imediatamente reconduzido ao seu posto, e está agora encarregue de formar um novo governo de unidade nacional.
Aos 65 anos, Moctar Ouane tinha sido nomeado em Setembro de 2020 para a primazia do Mali. A nova equipa governamental a ser formada, de acordo com as nossas informações, será responsável por liderar o resto da transição até à organização de novas eleições.
Como lembrete, o Primeiro-Ministro do Mali é um antigo conselheiro diplomático dos Presidentes Moussa Traore (entre 1990 e 1991) e Amadou Toumani Toure (entre 1991 e 1992). Serviu durante sete anos como Ministro dos Negócios Estrangeiros, de 2004 a 2011. Tinha também ocupado anteriormente vários cargos dentro do Estado, nomeadamente como conselheiro e depois como Chefe de Gabinete no Secretariado Geral da Presidência.
Representante Permanente do Mali junto das Nações Unidas de 1995 a 2002, Moctar Ouane representou o grupo africano no Conselho de Segurança. Estes anos em Nova Iorque, somados à sua experiência no Ministério dos Negócios Estrangeiros, permitiram-lhe construir relações internacionais.