Mali: O ex-presidente Amadou Toumani Touré morreu na Turquia

Ele é uma figura da história política recente do Mali que faleceu. Amadou Toumani Touré morreu na noite de segunda-feira na Turquia. ATT, como foi apelidado, morreu após uma operação ao coração.

No Mali, foi chamado principalmente pelas suas iniciais: ATT, Amadou Toumani Touré. Morreu durante a noite de segunda a terça-feira na Turquia. Foi a sua família que deu a informação. Tinha acabado de ser evacuado de Bamako num voo regular, acompanhado por pelo menos um médico.

De acordo com as nossas informações, pouco antes da sua partida do país, o antigo Presidente do Mali tinha de facto sido urgentemente internado no Hospital Le Luxembourg, que ele fundou com a sua esposa Lobbo. Aí foi submetido a uma delicada operação ao coração e regressou consciente à sua casa.

Um antigo pára-quedista

Celebrou o seu 72º aniversário a 4 de Novembro. ATT era sobretudo um soldado, um pára-quedista, um produto do exército maliano, boina vermelha aparafusada na sua cabeça. Em Março de 1991, tomou o poder após manifestações contra o ex-presidente Moussa Traoré.

Um ano mais tarde, entregou o poder a civis e tornou-se naquilo a que na altura se chamava “o soldado da democracia”. Dez anos mais tarde: tapete vermelho. Foi eleito presidente da República. Ele tinha então aberto muitos estaleiros de construção, um grande construtor, um grande trabalhador. Ele desenvolveu o seu país e propôs uma política de consenso.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x