Mali Goodluck Jonathan termina visita e recomenda respeito a prazo da transição

No Mali, o Primeiro-Ministro Choguel Kokalla Maïga reuniu-se a 7 de Setembro de 2021, uma delegação da CEDEAO. No final da reunião, o Goodluck Jonathan, o principal mediador, exigiu que o calendário eleitoral fosse respeitado, bem como o prazo para a transição.

Rodeado por membros do governo, Choguel Kokalla Maïga informou a delegação sobre a evolução da transição. A questão mais discutida foi a extensão da transição actual.

Além disso, Goodluck Jonathan, antigo Chefe de Estado da Nigéria, mediador principal da CEDEAO para o Mali, instou o governo da transição a “respeitar o prazo de transição, especialmente o calendário eleitoral”.

Para o mediador, não se tratou de uma revisão constitucional, convidando os líderes de transição a respeitarem os princípios democráticos. Por sua vez, o Primeiro-Ministro Maliano Choguel Kokalla Maïga informou a missão da CEDEAO da adopção do Plano de Acção do Governo (PAG).

Além disso, as autoridades de transição pretendem aprender com as lições das crises anteriores no Mali, empreendendo as reformas necessárias, combatendo a corrupção e a impunidade e trabalhando para melhorar a segurança em todo o país, sem esquecer a frente social, o que exigirá esforços consideráveis para acalmar. O Primeiro-Ministro recordou a sede dos malianos que alimentou as manifestações de 2020: sede de segurança, sede de justiça, sede de reforma.

Para o primeiro-ministro do Mali, “ir às eleições sem qualquer reforma é suicida”. Ele acredita que “a sua abordagem é parte da acção do governo numa abordagem consensual.

É de notar que a Goodluck Jonathan e a sua delegação desejaram ter detalhes sobre o calendário das operações eleitorais, que serão fornecidos pelas futuras Conferências Nacionais.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x