Mali: Bâ N’Daw, um soldado reformado para liderar a Transição

O Conselho Nacional para a Salvação do Povo (CNSDP) saiu à procura de um soldado reformado para liderar a transição. Um homem de consenso, Bâ N’Daw, 70 anos de idade, substituiu Soumeylou Boubèye Maïga no Ministério da Defesa e dos Assuntos dos Veteranos em Maio de 2014, na sequência da pesada derrota do exército maliano face à rebelião tuaregue.

Nascido a 23 de Agosto de 1950 em San, (Ségou, Mali), o Sr. ND’aw teve uma carreira distinta na Força Aérea antes de se reformar. Depois de completar o seu bacharelato, entrou para o exército como voluntário a 1 de Junho de 1973. Em Março de 1976, o jovem soldado N’Daw, também conhecido como “O Grande”, juntou-se à recém-formada Força Aérea. Titular de um Diploma de estudos militares supérieur em França, também se formou na Ecole de guerre (CID) em 1994.

À frente da transição, o Coronel Major da Força Aérea reformado será assistido por Assim Goita, o Presidente do CNSDP. Antigo ajudante de campo do General Moussa Traoré que tinha tomado o poder pela força em 1968, então Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea sob a presidência de Alpha Oumar Konaré de 1992 a 2002, Bâ N’Daw foi treinado na União Soviética como alguns membros da junta. O antigo Ministro da Defesa e Assuntos Veteranos é da 7ª classe (1973) da Academia Militar Mista (EMIA) em Koulikoro. Ele pode gabar-se de uma rica carreira militar. Foi Chefe do Estado-Maior Adjunto da Guarda Nacional, Director de Engenharia Militar, Chefe do Estado-Maior do Gabinete do Primeiro Ministro, Director-Geral do Equipamento das Forças Armadas, Gestor de Projectos no MDAC. Em 2008, o Coronel Major Bah N’Daw foi o Director do Gabinete Nacional dos Veteranos Militares Reformados e Vítimas de Guerra (ONAC).

Oficial da Ordem Nacional, foi-lhe também atribuída a Medalha de Mérito Militar e a Medalha de Mérito Nacional. Bah N’Daw fala francês, russo, inglês e Bamanan.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x