Mali: 33 soldados mortos após emboscada jihadista no norte

No Mali, o exército anunciou 33 mortos e 14 feridos na sequência de uma emboscada a 16 de Março de 2021 por cerca de 100 homens em camiões e motociclos. O confronto teve lugar a 20 km de Tessit, no norte do país. De acordo com um comunicado de imprensa emitido pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, “a emboscada foi levada a cabo por uma centena de homens em camiões e motociclos e o embate teve lugar a 20 km de Tessit, no eixo Lellehoxe-Tessit.

No entanto, a portagem é de 33 soldados mortos, 14 feridos, três veículos foram destruídos, 20 terroristas encontrados mortos no chão. “Todos os feridos estão actualmente a ser evacuados para centros de cuidados específicos”, sublinhou a fonte militar. Uma empresa foi enviada para a zona para a varredura. Os feridos foram evacuados pelo Minusma. Dois helicópteros da força Barkhane estavam na área para apoiar as forças armadas malianas”, afirma a declaração.

Por seu lado, o Presidente da Transição decretou um luto nacional de três (3) dias a partir de quinta-feira, 18 de Março de 2021 à hora zero, em todo o território nacional em homenagem aos elementos das Forças Armadas do Tessit em ascensão, caído no campo de honra na segunda-feira, 15 de Março de 2021 durante um violento confronto com terroristas no eixo Lelehoye-Tessit no Círculo de Ansongo, Região de Gao.

As bandeiras são hasteadas a meio mastro em todos os edifícios públicos durante o período de luto.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: