Literatura está presente na cultura defende Suaila Fonseca Cá

Sabe-se que cultura é normalmente associada com diferentes tipos de artes, como a música, o teatro , a pintura, a escrita…
No entanto a literatura é o meio de fazer viajar e dar a conhecer o mundo os nossos costumes, tradições, histórias…

A literatura em si representa a identidade cultural, já que ela é uma forma de expressão das pessoas numa determinada sociedade, num determinado tempo e espaço. Na Guiné-Bissau está presente tanto a literatura escrita quanto a oral.

A literatura oral consiste naquelas histórias contadas pelos nossos avós que passa de boca à boca.

A entrevistada do programa “Balur di Tchon” , Suaila Fonseca Cá, poetisa, ativista, atriz, apresentadora do programa O Poeta na TGB.

Conhecida pelo pseudônimo de “Ila Poetisa”, membro de grupo literário Vida e Verso, grupo Teatro Experimental de Bissau (TEB), Associação Guineense de Escritores (AGE), Orquestra Toka na Tabanka…

Ela que foi vencedora de vários prêmios literários incluindo o prêmio Mãe da literatura guineense( Prêmio Literário José Carlos Schwartz.

Durante a entrevista ela desvenda sobre o seu fascínio pela literatura, e como tem progredido no mundo da arte.

De acordo com a entrevistada, o amor a literatura deve ser incentivada desde criança, nas escolas, na família, também com abertura de novas bibliotecas, cursos de escrita…

“Quando o Poeta fala, a humanidade inteira cala”

“O poeta consegui construir o seu próprio mundo e vive-lo, no meio da turbulência”, segundo ela, ser poeta é além de respirar.

A literatura guineense é o berço de excelentes escritos, com diferentes temáticas e diferentes gerações. Mas, no ponto de vista da Ila poetisa a literatura poderia render mais se os jovens tivessem oportunidades de colocar no mercado o que têm engavetados.

Pode seguir a mesma entrevista alargado em video.

Texto : Iracena Vieira / Warendja Monchacha

foto: Francisco Baldé

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: