Literatura: “Fora di Nos” nas grandes livrarias

POR: Iracena Vieira / Warendja Monchacha

A HELENA NEVES ABRAHAMSSON guineense, nascida em Bissau no ano 1962, formada em Direito pela faculdade de Direito de lisboa. Fez o lançamento do seu primeiro livro hoje na casa dos direitos.

Apoiada pela Associação de Escritores Guineenses, Nimba Edições e demais públicos presente no momento do lançamento.

“Fora di Nos” representa o que a muito tempo temos vivido, que é o medo de se entregar a verdade, enquanto que “Nhara sikidu” que são os textos poéticos, são uma espécie daqueles que não aceita a passividade não se cala mesmo perante o medo, está é a mensagem/ recado que o livro carrega.

Contou com a presença do responsável da casa dos direitos DJERI GOMES LOPES,Vice presidente da AE-GUI RUI JORGE SEMEDO, HUGO MONTEIRO escritor, EMELHISIANA DJASO apresentadora do livro, e demais pessoas que preencheram o ambiente com declamação de poesias da própria autora.

É sabido que a língua transporta emoções, emoções essas que obra brinda-nos em Português e crioulo da Guiné-Bissau.

A obra literária conta com cinco poemas em crioulo, poemas que são lamentos sinceros por dias melhores, lágrimas vertidas pela condição do seu povo, das mulheres, crianças…

Homenageou as mulheres guineenses com o seu último poema “Ma i djusta, i djusta dja” um grito da alerta para que despertem e lutem.
Helena na sua intervenção disse que a GUINÉ é a sua fonte de inspiração e que a sua obra promete muito a sociedade gueneense.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x