Líderes e Ativistas de Bôr para Ação reabilitaram 5 fontanários para Comunidade

Por:Laercia Valeriana Insali

Coletivo de Líderes e Ativistas de Bôr para Ação (COLABORAÇÃO), entregaram esta terça-feira 19/10/2021 cinco fontanários reabilitados para comunidade de Bôr.

No ato da entrega, Presidente do referido coletivo explicou que este trabalho consubstancia no cumprimento de plano de ação cedido a ONU HABITAT, no âmbito da implementação do projecto da primeira edição do campeonato de limpeza realizado pelo Homem Novo, na qual o bairro de Bôr foi um dos vencedores da competição.

De acordo com o presidente, Admir Gomes de Carvalho, estes fontanários não funcionavam a mais de cinco anos e uma das dificuldades que o bairro depara é a situação da água.

“ Este não era o projeto que pretendíamos realizar, queríamos construir é uma casa de banho, iluminação e água no mercado de Bôr para as mulher vendedoras, mas não foi caso, por isso, elegemos este projeto de reabilitação de fontanários que não estavam a funcionar há muito tempo, mas a comunidade depara com esta dificuldade“, disse admir.

Durante a entrega, em nome do Coletivo, Admir Gomes apela a comunidade de Bôr em geral no sentido de fazer o bom uso, e que não seja usado para outros fins como lavagem de Carros, Construção de blocos e casas. Ou seja, para esses fins, chama atenção a todos os moradores usuários dos fontanários para criarem uma Comissão de gestão para melhor controlo e possíveis angariação de fundos para eventuais avarias.

Para o Presidente da comissão organizadora e igualmente do comité de gestão do campeonato de limpeza, Juviano Landim, a competição de limpeza entre bairros está a ter grande impacto nas comunidades, entre eles o bairro de Bôr que ocupou a segunda posição.
Ainda, Landim parabenizou a COLABORAÇÃO pelo empenho e dinâmica que tem mostrado em desenvolvimento de Saneamento básico na comunidade de Bôr.

Em nome de toda comunidade, Ussumane um dos moradores de Matandi, agradeceu a iniciativa e manifestou a vontade em colaborar e apoiar o Coletivo nos seus trabalhos para o bem do bairro, e por outro lado, garante fazer o bom uso do fontanário.

A entrega contou Com a presença dos jovens, mulheres e anciãos moradores de Bôr, membros do COLABORAÇÃO e Homem Novo.

De sublinhar que, Coletivo de Líderes e Ativistas de Bôr para Ação conta com cerca de 50 jovens, já fez trabalho de sensibilização porta a porta durante a crise de pandemia provocada pelo Covid-19 no bairro de Bôr, melhoramento da estrada que liga retunda de Quelele a Bôr em parceria com Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo e entre outras ações comunitárias.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: