LEGISLATIVAS: CNCS Perspetiva formação a classe jornalística na matéria de cobertura eleitoral

Por: Ussumane Baldé

Bissau, 21/03/2023, O Conselho nacional da comunicação social transmitiu hoje ao Chefe de estado, a intenção de participar ativamente no monitoramento das legislativas de junho, para tal Perspetiva realizar seminário de formação, tendo transmitido essa necessidade e também possibilidade de Sissoco Embalo exercer sua magistratura de influência na mobilização de fundos para este projeto.

Falando após o encontro mantido com o presidente da república, o porta-voz do Conselho nacional da comunicação social, Domingos Meta Camara , disse ter recebido garantias de Umaro Sissoco Embaló em trabalhar juntos com vista a convencer os parceiros para a efetivação destes projetos.

Ainda, Meta, sublinhou que além do assunto ligado à busca de fundos para jornalistas, falaram também questão ligada a subsídios de bónus dos membros do Conselho nacional da comunicação há mais de nove meses que segundo ele, merece preocupação da classe.

“O objetivo do encontro é de informar ao chefe de estado a nossa preocupação de deferentes índoles, desde ao normal funcionamento do cérebro conselho, que como sabem ja leva mais de 9 meses que seus dirigentes nao auferem seus ordenados e também face às legislativas que se avizinham, classe precisa de meios para poder fazer seus trabalhos, dada situação Sissoco prometeu intervir junto dos parceiros para a solução dos casos”.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje em audiência no Palácio da República o Conselho nacional da comunicação social onde debateram possibilidade de arranjar fundos para a classe jornalística e nove meses de dívida dos membros do Conselho.

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pela ANP a respeito do tema da comunicação social na Guiné-Bissau.

Instituído pela Constituição , o Conselho foi regulamentado pela lei n°1/ 1991 revisto em junho de 2013 e é composto por membros da sociedade civil, representantes das empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros com notórios conhecimentos na área de comunicação social e representantes das categorias profissionais dos jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo.

Os membros do Conselho de Comunicação Social são eleitos em sessão conjunta da Assembleia Nacional dentre nomes indicados por entidades representativas dos setores da comunicação social.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: