Lançada em Bissau a Rede da Juventude para Paz e Segurança

Objectivo da criação da referida rede é apoiar os esforços contínuos da Rede Oeste Africana para Edificação da Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB), na promoção e avanço da agenda da juventude e paz segurança reforçando o contributo dos jovens na manutenção de uma paz sustentável e desenvolvida, criar plataforma de intercâmbio e partilha de experiencia, implementação de ações conjuntas e concretas para impulsionar a agenda da juventude guineense.

Ao presidir a cerimónia do lançamento esta segunda-feira 17 de Agosto de 2020 no palácio do governo, em Bissau, o Secretario de Estado da Juventude e Desportos Florentino Fernando Dias diz esperar que a rede hoje lançada jogue o papel de monitorar o comportamento dos actores jovens, contribuir em alertar de forma precoce factos e situações que possam perigar a Paz e na medida do possível conte-los prevenindo assim a paz e segurança.

De acordo com o governante, o ato testemunha o compromisso da juventude com a Paz na Guiné-Bissau, na região Africana e no Mundo.

Com a celebração do dia Internacional da Juventude assinalado no dia 12 de Agosto, a Rede Oeste Africana para Edificação da Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB), através da rede da Juventude para Paz e Segurança está a lançar uma campanha de 14 dias intitulada Mudar a narrativa e Estatu Quo em torno do lema ” Covid-19 e contribuição da Juventude para a luta contra a pandemia na Guiné-Bissau “.

Para a Coordenadora da WANEP-GB, Denise dos Santos Indeque referiu que no contexto da covid-19 os jovens guineenses têm contribuído através de várias inovações e compromissos para travar a propagação do vírus nas suas diferentes comunidades, fazendo doações, sensibilização em massa e comunitária sobre o cumprimento das medidas do combate e prevenção do vírus.

Na Guiné-Bissau, de acordo com Denise Indeque, a pandemia tem afetado muitas pessoas incluindo jovens com interrupção dos programas escolares e a perda de empregos. Contudo, segundo ela, os jovens Guineense têm desempenhado um papel fundamental na luta contra a pandemia do novo coronavirus.

Presente no ato Tumane Baldé em representação do Alto-Comissário para a Covid-19 na Guiné-Bissau, sublinhou que é difícil desassociar os jovens na luta contra a covid-19. Tendo afirmado que a luta contra vírus é uma causa que independente da faixa etária congrega todos com o mesmo objectivo que é lutar pela sobrevivência como ser e sociedade.

Tumane Baldé diz reconhecer o papel da juventude guineense na linha de frente do combate ao vírus. Afirmado que a maior parte dos médicos e enfermeiros e analistas nos laboratórios são jovens. Sublinhando que ” a vitória sobre o vírus está na mente a nas mãos da juventude guineense “

Finalmente, em nome das Organizações Juvenis Aissatu Forbs Djalo, Sublinhou que a questão da paz e segurança deve ser encarada com a responsabilidade não só ao nível da Guiné-Bissau, mas também ao nível da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e do Mundo.

Saliente-se que a rede hoje lançada é uma iniciativa da Rede Oeste Africana para Edificação da Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB) em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), Confederação das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) Fórum Nacional da Juventude e demais organizações juvenis do país no quadro da celebração da jornada mundial da juventude instituída desde 12 de Agosto 1999.
Rede Oeste Africana para Edificação da Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB) em parceria com o Conselho Nacional da (CNJ), Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), lança em Bissau, a Rede da Juventude para Paz e Segurança.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x